Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

Buscar  
Hora Certa
No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário







(31) 9 9886-3534

Peça sua Música

  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
  • Sérgio Sales
    Cidade: Brasil
    Música: Faroeste Caboblo - Legiao Urbana
Publicidade Lateral
Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 18185 Usuários Online: 12


Música

Publicada em 03/07/17 às 11:01h - 160 visualizações
Falsa alteração do nome artístico expõe força do marketing de Claudia

G1


A trajetória vitoriosa de Claudia Leitte no universo pop brasileiro é exemplo de como o marketing pode ser tão ou mais importante do que a obra para estabelecer uma carreira musical no mundo artístico. Nesta semana, a cantora fluminense anunciou que tiraria o sobrenome Leitte do nome artístico, passando a assinar somente Claudia. Ninguém desconfiou de que era uma ação publicitária. Mas era, como foi explicado ontem, 30 de junho, em reportagem do G1.


Para promover medicamento indicado para pessoas com intolerância à lactose, Leitte anunciou a mudança do nome artístico nas redes sociais. A revelação gerou comentários contrários à mudança. Quase ninguém pareceu ter gostado da supressão do Leitte. Que bem poderia ser uma estratégia para facilitar a absorção do nome de Claudia fora do Brasil, já que anunciado (mas ainda não concretizado) disco em inglês para o mercado norte-americano continua nos planos da artista. No Brasil, pode ter Leitte. Mas, se a cantora for efetivamente lançada nos EUA, é provável que Claudia corte mesmo o Leitte do nome artístico para evitar a intolerância do público do exterior.


O fato é que, desde que saiu do grupo Babado Novo para iniciar carreira solo, Claudia Leitte nunca lançou um grande disco. Teve alguns hits carnavalescos, mas nunca conseguiu emplacar um sucesso de dimensão nacional - como já fez Ivete Sangalo, a quem frequentemente Claudia foi comparada de forma negativa, como se fosse uma sub-Ivete, já que ambas disputam o mesmo mercado de música afro-pop-baiana rotulada como axé music. Nunca ofereceu uma interpretação realmente impressionante de qualquer música.


Só que Claudia Leitte sabe vender a própria imagem como poucos artistas no Brasil. O que explica a manutenção da artista no mercado. Saber usar o marketing a serviço da própria imagem é qualidade que valoriza artistas que transitam no mainstream. Grandes cantoras norte-americanas sabem da importância do marketing como instrumento quase essencial no desenvolvimento de uma carreira. Claudia Leitte tem essa qualidade - o que não a torna necessariamente importante do ponto de vista musical. Mas tampouco lhe tira o mérito de ser uma cantora conhecida e popular em todo o Brasil pela imagem cuidadosamente tratada por Claudia e pela equipe que administra a carreira da artista.


(Crédito da imagem: reprodução de foto do Facebook de Claudia Leitte)




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros

Caputira - MG
Copyright (c) 2018 - Rádio Alerta FM - Todos os direitos reservados